Cultura @ Distância
Parte à descoberta!
Museu de Olaria/
Inaugurado a 29 de Julho de 1995, na Casa dos Mendanhas (Barcelos), o Museu de Olaria é casa de um acervo essencialmente etnográfico e representativo da arte da olaria e conta com mais de 9,000 peças, na sua maioria provenientes do concelho de Barcelos. O Museu possui também uma coleção de peças em cerâmica arqueológica, azulejos e faiança.
explora...
Mosteiro dos Jerónimos/
Fundado pelo rei D. Manuel I no início do século XVI e entrege à Ordem de São Jerónimo, o Mosteiro dos Jerónimos é considerado Património Mundial da UNESCO (1983), um verdadeiro marco do estilo manuelino, edificado frente à Praia do Restelo junto ao rio Tejo.
explora...
Mosteiro da Batalha/
Situado no centro da vila da Batalha em Leiria, o Mosteiro da Batalha é o edifício mais emblemático do gótico português, monumento memorial da batalha de Aljubarrota e panteão régio. A sua construção, patrocinada por D. João I, teve início nos finais do século XIV e prolongou-se por mais de 150 anos.
Desde de 1983 que integra a lista do Património da Humanidade pela UNESCO.
explora...
Mosteiro de Alcobaça/
Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de proteção régia, iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitetura portuguesa.
explora...
Convento de Cristo/
Abrangendo o castelo templário e o Convento da Ordem de Cristo – cuja construção decorreu entre os séculos XII e XVII – o monumento, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, integra alguns dos mais expressivos testemunhos da história da arquitetura portuguesa, como a Charola românica da igreja, o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.
explora...
Palácio Nacional de Mafra/
Construído por ordem de D. João V e considerado o mais importante monumento barroco em Portugal, o Palácio Nacional de Mafra é formado por um Convento, um Paço Real e uma Basílica. Alberga importantes coleções de escultura e pintura italianas, pintura portuguesa, uma biblioteca do século XVIII com cerca de 38,000 volumes, dois carrilhões com 92 sinos, seis órgãos históricos na Basílica e um hospital da época.
explora...
Palácio Nacional de Queluz/
Patrocinado em 1747 pelo futuro rei D. Pedro III e localizado entre Lisboa e Sintra, o Palácio Nacional de Queluz é um dos mais importantes exemplos dos estilos Rococó e Neoclássico da segunda metade do século XVIII em Portugal.
explora...
Palácio Nacional de Sintra/
Residência da família real portuguesa até 1910 e o único palácio medieval em Portugal, o Palácio Nacional de Sintra remonta ao início do período muçulmano na Península Ibérica e testemunhou momentos de grande sucesso da história portuguesa. Possui uma combinação de apontamentos arquitetónicos e patrimoniais góticos, mudéjar e renascentistas.
explora...
Palácio Nacional da Ajuda/
Residência oficial da família real portuguesa a partir do reinado de D. Luís I até ao final da Monarquia em 1910, o Palácio Nacional da Ajuda está situado no alto da colina da Ajuda, com vista sobre o rio Tejo. Edifício neoclássico da primeira metade do século XIX, conserva ainda a disposição e decoração das salas ao gosto da época e possui importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX, desde tapeçaria, mobiliário, ourivesaria, vidro e cerâmica, assim como, obras de autores como El Greco, Géricault e Moroni.
explora...
Panteão Nacional/
Fundado na segunda metade do século XVI, o Panteão Nacional, situa-se na zona histórica de Santa Clara. Ocupa o edifício originalmente destinado para igreja de Santa Engrácia, acolhendo os túmulos de grandes vultos da história portuguesa.
explora...
Torre de Belém/
Edificada entre 1514 e 1519 durante o reinado de D. Manuel I e embelezada por uma sobrecarga decorativa de tardo-gótico "manuelino", a Torre de Belém associa-se artística e historicamente ao Mosteiro dos Jerónimos e aos Descobrimentos Portugueses.
A construção de uma fortaleza na margem norte do Tejo, para defender a barra, estava prevista desde o tempo de D. João II. No entanto, foi no reinado de D. Manuel I que Francisco de Arruda, um arquiteto experiente em estruturas defensivas, projetou e dirigiu as obras de execução da Torre dedicada a São Vicente, desde cedo designada por Torre de Belém.
explora...
Museu Nacional de História Natural e Ciência/
O Museu Nacional de História Natural teve a sua origem no Real Museu de História Natural e Jardim Botânico, criado na segunda metade do século XVIII, na Ajuda, em Lisboa. Foi depois alojado, por um curto espaço de tempo, na Real Academia das Ciências e finalmente transferido para a Escola Politécnica (1858), tomando primeiro a designação de Museu Nacional de Lisboa (1861).
explora...
Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional/
As Ruínas da cidade romana de Conimbriga são conhecidas desde o século XVI. Em 1873, o Instituto de Coimbra criou uma secção e um Museu de Arqueologia e deu início ao estudo de Conimbriga. O seu acervo é exclusivamente composto pelos materiais arqueológicos recolhidos na Cidade.
explora...
Museu Nacional Grão Vasco/
Um imponente edifício de granito iniciado em 1593 no Paço dos Três Escalões, centro histórico de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco foi fundado a 16 de Março de 1916, com o objetivo de preservar e valorizar o património artístico, histórico e arqueológico da região, especialmente um conjunto de pinturas de retábulo da primeira metade do século XVI da autoria de Vasco Fernandes - o Grão Vasco.
explora...
Museu Nacional Machado de Castro/
O Museu Nacional de Machado de Castro, inaugurado a 11 de Outubro de 1913, deve a sua designação ao mais notável representante da escultura portuguesa do século XVIII, o conimbricense Joaquim Machado de Castro, escultor régio nos reinados de D. José, D. Maria I e D. João VI. As coleções do museu espelham a riqueza da Igreja e a importância do mecenato régio.
explora...
Museu Nacional Soares dos Reis/
Fundado com a designação de Museu Portuense em 1833 - durante o Cerco do Porto, por D. Pedro IV, o Museu Nacional de Soares dos Reis é o mais antigo museu de arte público do país. Constituído, principalmente, por coleções de pintura e escultura onde se destacam obras do escultor António Soares dos Reis e do pintor Henrique Pousão. Abarca também coleções de Artes Decorativas - faiança, porcelana, vidros, têxteis, mobiliário e peças de ourivesaria.
explora...
Museu Nacional de Arte Antiga/
Criado em 1884, o Museu Nacional de Arte Antiga, instalado no palácio mandado construir no século XVII pelo 1º Conde de Alvor, acolhe a mais completa coleção pública do País. Pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo um elevado número de obras classificadas como “tesouros nacionais”.
explora...
Museu Nacional de Etnologia e Arte Popular/
O Museu Nacional de Etnologia e o Museu de Arte Popular possuem nas suas coleções a herança etnográfica mais relevante de Portugal. As coleções dividem-se em dois grupos, a do Museu de Etnologia datada desde a inauguração do museu em 1962 e a do Museu de Arte Popular, cujo acervo remonta da década de 1930 e inícios de 1940, recolhido durante as Exposições Universais e durante as diversas iniciativas promovidas pelo regime do Estado Novo.
explora...
Museu Nacional do Azulejo/
Criado em 1965 e instalado no antigo Convento da Madre de Deus, tornou-se Museu do Azulejo em 1980.
A sua coleção acolhe, para além da produção azulejar desde a segunda metade do século XV até à atualidade, uma coleção de peças em faiança, cerâmica e porcelana dos séculos XIX e XX.
explora...
Museu Nacional de Arqueologia/
Fundado em 1893 sob a designação de "Museu Ethnográfico Português" pelo Doutor José Leite de Vasconcelos, o atual Museu Nacional de Arqueologia possui um vasto acervo, acumulado ao longo da sua história, composto por coleções de arqueologia portuguesa dos períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e medieval; ourivesaria, numismática e medalhística, epigrafia, escultura, mosaicos, antropologia física, entre outras.
explora...
Fundação de Serralves/
Localizada na cidade do Porto, a Fundação detém um notável património histórico e cultural, composto pelo Museu e Casa do Cinema Manoel de Oliveira, projetos do arquiteto Álvaro Siza, pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco, e pelo Parque, desenhado pelo arquiteto francês Jacques Gréber. A Fundação abrange diversas áreas no domínio da arte, desde arquitetura, arte contemporânea e paisagem, envolvendo temas críticos para a sociedade de hoje e de amanhã.
explora...
Museu Calouste Gulbenkian/
Criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia, a fundação conta com um museu que é casa de uma coleção de arte moderna e contemporânea e da coleção particular do Fundador, que podem ser visitadas virtualmente através do link.
explora...
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado/
Fundado em 1911 no Convento de São Francisco, o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, coleciona, preserva e disponibiliza ao público um acervo de obras de arte do Estado correspondentes ao período entre 1850 e a contemporaneidade. No seu repositório podemos encontrar nomes de referência como Columbano Bordallo Pinheiro, José Malhoa, Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Helena Almeida, Ângela Ferreira, entre muitos outros. A sua coleção inclui pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia e instalação.
explora...
Museu Virtual da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/
Projeto iniciado em 2009 pela Professora Doutora Luísa Arruda e Mestre Alberto Faria, com o objetivo de criar uma plataforma de divulgação e pesquisa online da Coleção de Desenho Antigo da Faculdade.
explora...
Museu Nacional do Traje/
Inaugurado em 1977 no Palácio Angeja-Palmela, o Museu Nacional do Traje, possui uma coleção de indumentária histórica desde o século XVIII até à contemporaneidade. O seu reportório é largamente constituído por doações de particulares e peças de traje e acessórios existentes noutros museus nacionais.
explora...
Museu Nacional do Teatro e da Dança/
Em 1982 é fundado o Museu Nacional do Teatro instalado no Palácio do Monteiro-More, edifício do século XVIII, situado no Parque homónimo. Em 2015, passa a designar-se de Museu Nacional do Teatro e da Dança, uma instituição de referência na museologia e História das Artes do Espetáculo em Portugal. No seu acervo podem ser encontrados documentos, materiais, objetos e demais parafernália relacionados com a prática teatral: trajes de cena, fotografias, postais ilustrados, cenografia, figurinos, música e teatros de papel, programas, bilhetes e cartazes dos mais notáveis nomes da Arte em Portugal como Almada Negreiros, Paula Rego, Maria Keil, Mário Cesariny, Carlos Botelho, adereços e trajes usados em palco por Amália Rodrigues, entre muitos outros.
explora...
Museu Nacional da Música/
Depois de uma história atribulada desde a sua idealização em 1911, o Museu Nacional da Música instalou-se na estação de metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa, durante 20 anos (1994-2014). No seu espólio, o museu possui uma das mais ricas coleções da Europa, composta por instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, partituras e peças iconográficas e fonográficas.
explora...
Museu de São Roque/
Inaugurado em 1905 e localizado na antiga Casa Professa da Companhia de Jesus, uma casa religiosa contígua à Igreja de São Roque (Lisboa), o Museu de São Roque possui no seu espólio uma das mais importantes coleções de arte religiosa e vestes litúrgicas do país. No seu interior, podem também ser apreciados os azulejos que embelezam as suas paredes, pinturas, esculturas, mármores embutidos, talha dourada e relicários.
explora...
Museu do Dinheiro/
Assente em núcleos temáticos, o espólio do Museu do Dinheiro ramifica-se acompanhando o percurso histórico do dinheiro no mundo ao longo dos séculos, desde o fabrico da nota e da moeda, ao Banco de Portugal e as suas principais atribuições, ao papel do dinheiro na vida do cidadão.
explora...
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves/
A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves é um espaço museológico situado na cidade de Lisboa, inicialmente apelidado de "Casa-Malhoa" - a primeira casa-de-artista da capital, mandada construir pelo pintor José Malhoa para sua casa de habitação e atelier de trabalho. Atualmente, no seu acervo reúnem-se cerca de 3,000 obras de arte, reunidas pelo médico colecionador António Anastácio Gonçalves.
explora...
Museu da RTP (Rádio e Televisão de Portugal)/
O Museu da RTP possui um valioso espólio, também online, de fotografias, material e equipamentos de estúdio, utilizados nos inícios da rádio e da televisão em Portugal. Uma verdadeira aventura interativa pelos espaços, imagens, objetos e documentos que fazem parte da nossa memória coletiva
explora...
GAU - Galeria de Arte Urbana/
Acervo online de arte urbana daquela que é, possivelmente, a maior galeria de Portugal - as suas ruas.
explora...