Projeto Cultural do AE Rosa Ramalho
Barcelos possui um vasto património arquitetónico, urbano, arqueológico, móvel e imaterial que carece do conhecimento de grande parte da nossa comunidade educativa. O Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho parte da necessidade de aumentar o capital de relação com as várias estruturas artísticas e patrimoniais locais, de forma a valorizar a abertura da escola ao meio.
O Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho aderiu, no ano letivo 2019/2020, ao Plano Nacional das Artes - estrutura de missão instituída pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para o horizonte temporal 2019-2029, através da implementação de um Projeto Cultural de Escola em parceria com a comunidade educativa, entidades locais e estruturas artísticas, culturais e patrimoniais. O Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho será implementado com seis grupos do pré-escolar, quinze turmas do primeiro ciclo do ensino básico e com as vinte e nove turmas do 2.º e do 3.º ciclos (EB Alvelos, EB Areias de Vilar, EB Carvalhal, EB Gamil, EB Remelhe e EB Rosa Ramalho). Tem como principal objetivo explorar as potencialidades educativas do património artístico e cultural barcelense, tendo em consideração uma abordagem transdisciplinar, visando as várias áreas de competências do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
​
​
Como é assumido no seu Projeto Educativo, o Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho pretende promover uma cultura de qualidade de ensino e das aprendizagens, assente em princípios de equidade, justiça, responsabilidade e eficiência, num ambiente educativo de cooperação, segurança, disciplina e bem-estar.
Assim, conscientes da importância que as artes e a potencialização dos processos criativos podem assumir na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, encaramos o Plano Nacional das Artes como o veículo que facilitará a prossecução dos nossos princípios educativos, nomeadamente, a promoção da educação para a liberdade, autonomia e responsabilidade, a promoção da educação para o desenvolvimento integral, a promoção de uma cultura de inclusão e solidariedade e a valorização da cooperação e abertura ao meio. Por outro lado, cremos que com a adesão ao PNA, proporcionar-se-ão ao alunos novas e significativas oportunidades de fruição/ vivenciação cultural e artística, para além de se poder conceder uma maior visibilidade às atividades/ projetos normalmente dinamizados no/ pelo Agrupamento.
​
​
​
​
​
​